FOLCLORE

Dança de São Gonçalo do Povoado Cal -Mestre Deca

GRUPO DE SÃO GONÇALO- O grupo é composto por seis homens e vinte mulheres. Na formação da dança, os quatro primeiros homens são os mestres e as duas primeiras mulheres são as mestras do ramo. A dança de São Gonçalo é dividida em oito partes (uma jornada completa).
Cada parte recebe um nome:
- Primeira Parte: É chamada de três por dentro e três por fora;
- Segunda Parte: É chamada de lua cheia;
- Terceira Parte: É chamada de "S";
- Quarta Parte: É chamada de meia lua;
- Quinta Parte: É chamada de cruzeiro;
- Sexta Parte: É chamada de troca de lado;
- Sétima Parte: É chamada de oito pequeno;
- Oitava Parte: É chamada de oito grande.

Encerra-se a dança com as partes: três por dentro e três por fora. Na dança de São Gonçalo utiliza-se os instrumentos: rabeca, pandeiro, adufo e violão. A imagem do santo fica em posição de destaque nos braços de uma das mulheres que representa o grupo. São Gonçalo foi um padre português que tentou acabar com a devassidão e os maus costumes de sua gente. Aprendeu a tocar viola e com a musica associou a dança, entre as prostitutas. Depois que elas estavam cansadas de dançar ele pregava os princípios da doutrina cristã. Na comunidade Sitio Ouricuri, neste município, existe outro grupo de São Gonçalo. É o grupo do mestre José Luiz dos Santos. (In Memoriam)

Reisado Frei Damião do Povoado Lajeiro do Couro - Mestre Eronildes

REISADO FREI DAMIÃO - A uma distância de aproximadamente 20 Km, a leste da cidade de Água Branca, fica a comunidade Lajeiro do Couro, local de origem do reisado denominado Reisado "Frei Damião". Fundado no ano de 1999, pelo mestre Sr. João Augusto e o contra mestre Sr. Eronildes Pereira da Silva. Participa dos eventos municipais e de outras cidades da federação representando assim a folclore e a cultura local. A frente deste reisado esta o sanfoneiro José Roberto auxiliado por um zabumbeiro, pandeirista e um outro que toca triangulo. O grupo é composto por trinta componentes onde as indumentárias e adereços são tradicionais do reisado em cores diferenciadas entre o azul e o vermelho com chapéus de colo longo e espelhos atrelados. O reisado é uma dança de origem portuguesa. Em Portugal, grupos de janeleiros e reis, saiam pelas ruas pedindo ao povo para que abrissem as portas para receberem a nova do nascimento de Cristo. Os donos das casas recebiam os grupos e lhes ofertavam alimento e dinheiro.

Fonte: Prefeitura de Água Branca e Diretoria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos