DADOS GERAIS

Aniversário: 24 de Abril
Fundação: 1875
Gentílico: água-branquense
Distância até a capital: 304 km
Área: 454,719 km²
População: 20.422 hab. IBGE/2016
Densidade: 42,61 hab./km²
Altitude: 570 m
Clima: Semi-árido

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Bandeira e Brasão

HISTÓRIA

Até o século XVII o território de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA) que compreendiam, também, os atuais municípios de Mata Grande, Piranhas e Delmiro Gouveia, sendo uma das cidades mais antigas do Estado. Foi denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca. O nome veio de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas. Sua fundação se deve a três irmãos da Família Vieira Sandes, que liderados pelo Capitão Faustino Vieira Sandes, saíram da localidade de Boacica, hoje parte dos municípios de Igreja Nova e Porto Real do Colégio (Vale do Itiúba), para desbravarem o sertão Alagoano.

Os primeiros desbravadores dessas terras foram membros da família Vieira Sandes, oriundos de Itiúba, pequeno povoado próximo a Porto Real do Colégio, em Alagoas. Atraídos pelas riquezas da região, pastagens e fertilidades do solo, o capitão Faustino Vieira Sandes (desbravador do município) com seus irmãos, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes arrendaram grande quantidade de terra aos sesmeiros e começaram a explorar a região. Em 1770 foi construída a primeira Igreja em plena mata, pelo Major Francisco Casado de Melo, equidistante de três núcleos de povoamento: Várzea do Pico, Olaria e Boqueirão, atualmente denominada Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em 1º de junho de 1864, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, subordinada à Diocese de Penedo pela Lei nº 413. Até o século XVII, o território de Água Branca pertencia a Paulo Afonso ( Província de Alagoas) conhecida pela denominação de Mata Grande da qual constituiu-se por muito tempo um distrito judiciário.

À sesmaria de Paulo Afonso conhecida por Mata Grande, pertencia também o território do município de Piranhas, e hoje os atuais municípios de Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Pariconha. Em 24 de abril de 1875, o povoado foi emancipado e instituído a Vila de Água Branca. Por divergências políticas, a Várzea do Pico, onde se realizava as grandes feiras de gado, foi chamada Vila do Capiá e em 1893 passou a ser sede da vila de Água Branca. Em 1º de junho de 1895 a sede passou definitivamente à Vila de Água Branca. Somente em 02 de junho de 1919, através da Lei nº 805, a vila passa a categoria de cidade de Água Branca.

Com a evolução dos municípios do Estado de Alagoas, que teve inicio no ano de 1636, desencadeou-se o processo de independência de vários municípios alagoanos e dentre eles os atuais municípios de Mata Grande, Água Branca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Pariconha.

Em 1903 chegou a região, vindo de Recife - Pe, o cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que se estabeleceu vendendo couros de bovinos e peles de caprinos. Em 1914 ele instalou uma fábrica de linha com o nome de Companhia Agro Fabril Mercantil. Em 1921, Delmiro Gouveia conseguiu dotar o lugar de energia e água canalizada, vindo da cachoeira de Paulo Afonso. Em homenagem a este grande empreendedor, a vila operária recebeu o nome de Pedra, a "Pedra de Delmiro Gouveia" que passou a ser distrito através do decreto Lei nº 846 de 01 de novembro de 1938 da Intervenção Federal.

Em 30 de dezembro de 1943, através do decreto Lei nº 2902 que fixou a divisão administrativa e judiciária do Estado, a denominação vila, mudou e passou a se chamar Delmiro Gouveia. Porém o município só foi criado e emancipado em 16 de junho de 1952, pela Lei nº 1623, desmembrou-se de Água Branca.

IMAGENS

Água Branca em Imagens

Apresentação

7 de setembro 1980

Casa Paroquial

Ano de 1969

Construção do mercado publico municipal

Ano de 1953

Maternidade de Água Branca, 1977

Hoje unidade mista

Praça da Matriz

Ano de 1969

Praça da Matriz

Ano de 1969

Pracinha do Rosário

Ano de 1969

Rua dr Miguel Torres

Centro em 1949

Pôr do sol

...

Pôr do sol

...

Vista aérea

...

Praça ...

...

Praça

...

Apresentação

...

Rua...

Janeiro de 2010

Igreja Matriz

Nossa Senhora da Conceição